O ácido hialurônico é um dos 5 principais e mais importantes ingredientes cosméticos para melhorar a hidratação e combater os sinais do tempo na derme. E existem diferentes tipos de ácido hialurônico, e cada um desempenha uma função.
Faz parte naturalmente do nosso corpo e tem várias funções: age como hidratante, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, contribui para a sustentação dos tecidos, previne o envelhecimento precoce, trata as linhas de expressão e evita o aparecimento de rugas.
À partir dos 25 anos sua produção começa a diminuir no organismo. Ou seja, nesse momento é importante utilizar produtos que contenham ele em sua fórmula ou mesmo ingerir em forma de cápsulas. Quando por via oral, o ácido hialurônico age em diferentes funções no organismo, ao contrário do uso tópico que age apenas na área de aplicação
Ações do AH em cápsulas:
- ação potente antienvelhecimento e regeneração celular da pele
- facilidade de cicatrização, hidratação, eliminação de resíduos de toxinas nas células da pele;
- redução de rugas e manchas;
- auxílio na lubrificação das articulações;
- facilidade no transporte de nutrientes para as células;
- tratamento e prevenção da osteoartrite, osteodistrofia e artrite reumatóide
O ácido hialurônico proveniente do organismo humano é um polímero formado por dois açúcares (ácido glucurônico e N- cetilglucosamina). Eles são produzidos por células do nosso organismo, altamente solúvel em água. Faz parte da constituição do organismo e atua no preenchimento dos espaços intracelulares.
Mas porque existem diferentes tipos de ácido hialurônico?
O ácido hialurônico pode ter pesos moleculares distintos. E quanto mais baixo o peso molecular, mais profundo ele age nas camadas da pele.
E quais são os tipos?
- Sodium Hyaluronate Crosspolymer: Ele funciona como uma proteção, mantendo a umidade da pele e, por isso, ajuda a prevenir linhas finas.
- Sodium Hyaluronate: é o sal de sódio do ácido hialurônico, que atrai água do ambiente para a pele. Ele tem alto peso molecular e, portanto, é responsável por uma hidratação superficial.
- Hydroxypropyltrimonium Hyaluronate: é uma molécula filmógena, responsável por uma hidratação prolongada da pele.
- Sodium Acetylated Hyaluronate: É um tipo de NMF (Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo (camada mais externa da pele). Funciona como agente de ligação com a água.
- Potassium Hyaluronate: é o sal potássico do ácido hialurônico, responsável por drenar a água do interior da pele para a superfície – o que é ótimo pois garante que a epiderme esteja constantemente hidratada.
- Hydrolyzed Sodium Hyaluronate: assim como o Potassium Hyaluronate, ele tem baixo peso molecular e consegue penetrar nas camadas da pele. Ele é quem garantirá a hidratação interna, sendo um umectante da pele.
- Hydrolyzed Hyaluronic Acid: também de baixo peso molecular, é um umectante da pele na forma de ácido hialurônico hidrolisado. A molécula dele é tão pequena que penetra com facilidade no estrato córneo.
- Hyaluronic Acid: esse tem baixíssimo peso molecular, menos de 10 kilodaltons. É o que dá hidratação fundamental e profunda, facilmente absorvida pela pele.
Por apresentar diferentes ações, alguns produtos são compostos por vários tipos de ácido hialurônico, como é o caso do Hymagic 4D que possui 4 tipos.
Composição do Hymagic 4D
- Elastômero de ácido hialurônico (Sodium hyaluronate crosspolymer)
- Ácido hialurônico padrão (Sodium hyaluronate)
- Acetilado (Sodium acetylated hyaluronate)
- Hidrolisado (Hydrolyzed sodium hyaluronate)
Por conter diferentes pesos moleculares, essa composição consegue agir em diferentes níveis da derme. Proporcionando hidratação ainda mais profunda, mais duradoura e diversos outros benefícios para a pele.